segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cidade Ferroviária 17

Quarta-feira, Junho 30, 2010

 
Às vezes, algumas pessoas nos fazem gentilezas que a gente não espera, demonstrando uma amizade que nasce através do site e que se revela aos poucos, através de manifestações que envolvem muito carinho e dedicação. Há um vídeo no YouTube feito por um amigo, ALVARO SALA, que personifica como ninguém essas pessoas de almas iluminadas que, generosamente, dedicam muito do seu tempo para apoiar as pessoas, mesmo não as conhecendo pessoalmente. Vou colar um atalho para esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=rujbWtXRllc
Embora nem todas as fotos estejam atualizadas, o vídeo, com música de Villa Lobos, está muito bem feito.
É uma homeagem belíssima, que registro tardiamente, mas pela qual agradeço ao Alvaro de coração.

Segunda-feira, Junho 07, 2010

 
MAIS ALGUMAS FOTOS

Vou postar mais algumas fotos dos meus arquivos. Como já afirmei anteriormente a redoma de vidro limita bastante o trabalho, mas como tirei algumas fotos de ângulos inéditos, então vou tomar a liberdade de postá-las.
Na foto abaixo alguns podem estranhar esse convívio de locomotivas da RFFSA, com EFVM e com a ALL. É óbvio que eu sei que eles nunca circularam juntas, pois pertencem a períodos históricos diferentes. É uma homenagem de minha parte a todas elas.
























Terça-feira, Junho 01, 2010

 
PROJETO COMERCIAL, MAS ESSENCIALMENTE CULTURAL E DIDÁTICO

A CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE,
seja por encomenda, neste caso, ou para uso pessoal, sempre está diretamente ligada ao seu envolvimento "quase emocional" com o que você está fazendo. Só assim você conseguirá, do projeto à execução, dar vida ao seu trabalho. Me perdoem os arquitetos que se dedicam à construção de maquetes, mas de um modo geral os trabalhos que vemos expostos evidenciam um rigor extraordinário na apresentação mas completamente despidos de calor, de vida.
Nessa maquete, cuja construção tantos acompanharam, havia um objetivo a cumprir: Após a sua conclusão ela seria exposta em shoppings, centros comerciais, escolas, entidades, com o objetivo de mostrar às pessoas, principalmente aos jovens, a imensa possibilidade de aprendizagem que se abre com a execução de um trabalho dessa natureza.

NAS ENTREVISTAS AOS CANAIS DE TV
que estiveram presentes ao encontro de modelismo fiz questão de repetir a seguinte frase: “- Com essa maquete quero mostrar aos jovens que há vida fora do vídeo game”.
Não era só uma frase de efeito, mas na essência a frase mostra que além do efeito deletério da presença constante do jovem à frente de um vídeo game, ao concentrar seus esforços num projeto dessa natureza, e não importa a sua dimensão e complexidade, o jovem terá a oportunidade de aprender, e aprender muito.
Em uma maquete, e não é preciso que seja uma maquete ferroviária, poderão ser aprendidas ou exercitadas múltiplas habilidades, que começam na marcenaria para a execução do trabalho e continuam com eletricidade, eletrônica, pintura, escultura, desenho e arte de um modo geral, pois que durante a construção e finalização do trabalho, a arte estará presente em todos os aspectos da maquete.
Embora tivesse um cunho comercial vez que necessito de renda para sobreviver, ficou bem claro junto ao meu parceiro nessa jornada, que minha presença seria indispensável depois do projeto concluído e entregue, vez que a tarefa de ensinar, explicar aspectos construtivos e fazer demonstrações ainda ficaria a meu cargo. A própria manutenção e operação ficaria complicada nas mãos de terceiros porque nesse projeto se há alguém que conheça cada centímetro da maquete, esse alguém sou eu. A minha vinculação com ela é “afetiva” se assim podemos nos expressar nessa relação de um ser humano com um objeto inanimado.

A SEGUNDA FASE DO PROJETO
Começou dia 1º de maio com a participação no encontro de ferreomodelismo. A possibilidade de mostrar a maquete ao maior número de pessoas possível, e nessa conta entraram os visitantes e à divulgação via mídia, motivou a nossa participação no evento, com resultados absolutamente fantásticos, muito além da perspectiva inicial.
E já começamos a colher os resultados. Professores ligando para agendar visitas à maquete, o aumento significativo de visitas à página, um crescimento dos e-mails pedindo orientações na construção de maquetes e dioramas, e o agendamento de visitas de pessoas que se interessaram pelo tema depois que amigos tomaram conhecimento do projeto.
Além disso há um aspecto que surge como conseqüência da exposição, que são os convites para a execução de novas maquetes, sejam elas de cunho recreativo ou comercial. Só para se ter uma idéia do que estou falando, há cinco maquetes em negociação. Com certeza não vai me faltar trabalho, seja nesse sonho de mostrar aos jovens um novo mundo de possibilidades ou seja no ganho puro e simples para a sobrevivência. Em ambas, fazendo o que gosto, aquilo pelo qual sou apaixonado, estarei me realizando completamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário