domingo, 15 de dezembro de 2013

Cidade ferroviária 3

Segunda-feira, Abril 27, 2009

 
Após concluir a colocação da vegetação rasteira e as pedras (aquilo que os americanos chamam "talus") resolvi tirar algumas fotos que vão postadas abaixo. É importante lembrar que faltam as árvores, as moitas e a vegetação rasteira, o que dará uma visual completamente diferente desse que vou mostrar. Mas vale como aperitivo.











                        

Domingo, Abril 26, 2009

 
Ontem e hoje o dia foi de muito trabalho. Estive instalando os postes de iluminação das duas avenidas principais, além de refazer os canteiros centrais com a vegetação e flores definitivas. Faltam ainda os orelhões e os hidrantes, além das figuras humanas que irão dar vida à paisagem.


Neste outra foto, uma visão da avenida que liga as duas estações. Na frente da estação interna (final da pista à esquerda), ligada ao pátio de manobras, haverá estacionamento para veículos e calçadas com mesas para os frequentadores dos bares e lanchonetes que ali serão instalados.
                       

Sexta-feira, Abril 24, 2009

 
Figura 1 - Na montanha abaixo temos a pintura definitiva. Sobre ela irão todas as outras texturas e árvores. A faixa branca atrás da ponte é o local reservado para a cascata. Retirei a estrutura de madeira da ponte para podermos visualizar a cascata e o local onde ela chegará ao lago. Haverá revestimento no pátio da igreja e na estradinha que leva à torre de transmissão.

Figura 2 – Nesta foto vemos a saída do túnel que fica atrás da montanha do lado esquerdo. Dá para ver um pedaço da estrutura do pontilhão e a colocação e a pintura das pedras, tendo como base o marrom, ocre, amarelo e preto bem diluído em água. A técnica de pintura utilizada chama-se “leopardo”.

Figura 3 Na foto 3, mostro as escadarias de acesso ao pátio da igreja. Dá para ver bem os volumes conseguidos com as pedras. A proteção do pátio foi feita com as bases dessas antenas em “V”, para televisão portátil, unidas por um arame de aço, que foi devidamente colado para dar rigidez ao conjunto.

Figura 4 - Esta foto ilustra como ficarão os canteiros centrais, cobertos de vegetação e flores. A pista ainda vai receber uma camada de verniz fosco para fixar a pintura e evitar riscos. As áreas brancas receberão mais edifícios.

Figura 5 – outra avenida. Só que o canteiro central vai ser refeito, Este foi apenas um estudo para avaliar o efeito visual do colorido das plantas. A cor ficou exagerada e já foi refeita, conforme a foto 4.

Figura 6 – Um outro ângulo da rua anterior. Lembro que falta a colocação dos postes.

Figura 7 – Nesta foto dá para visualizar bem o mirante (em marrom) e o espaço destinado à cascata. A cor da ponte, da pintura de fundo e das pedras resultaram num bom equilíbrio tonal.

Figura 8 – Nessa foto ficam bem visíveis as duas entradas de túneis, com o paredão que abriga a cascata. O volume de pedras deu equilíbrio ao conjunto.

                        

Segunda-feira, Abril 20, 2009

 
A maquete chega agora a uma fase onde começam a aparecer os acabamentos. Na foto abaixo, algumas ruas já estão traçadas e sinalizadas. Coloquei alguns carros para ver como é que fica o equilíbrio entre os prédios, a rua e o canteiro central de flores. As flores são apenas teste. Possivelmente o acabamento final não será este. A área branca à direita será preenchida com prédios. No momento tem só um poste no local. Serão colocados dois postes por canteiro, o que dará um visual bem interessante e com uma iluminação razoável.

Na segunda foto uma perspectiva diferente desse local da cidade. O poste está levemente inclinado porque ainda não foi fixado no local. No futuro, serão colocadas pessoas nas calçadas, além de orelhões e hidrantes., o que dará uma boa movimentação ao visual.

                       

Quinta-feira, Abril 16, 2009

 
No modelismo a coisa que mais me deixa nervoso é quando vou comprar alguma coisa e me pedem os tubos. A impressão que dá é que os caras acham que somos trouxas... Se você tentar comprar postes de jardim, com iluminação, nas tradicionais lojas de ferreomodelismo, o mais barato que você vai achar é a 19,50 cada sem o frete. Aqui em Curitiba me pediram, na maior cara dura, até 70 reais por poste. Tá na cara que não dá para fazer maquete com esses preços.
Na terceira foto abaixo desmonto em segmentos o poste de jardim que estou fabricando. É muito fácil, e se você for fazer em certa quantidade, 10 postes ou mais, o custo vai ser de mais ou menos 3,00 cada poste. Realmente vale a pena!
Na foto abaixo o poste terminado e colocado em seu lugar. Atenção para o detalhe do acabamento superior do poste: todos os rodízios são feitos de material translúcido, portanto a luz passa por ele e dá um efeito muito interessante.

                    
 
Quando você vai montar uma maquete, não importa se ela é pequena, média ou grande, a iluminação sempre dá maior realismo. Mas devido às baixas voltagens das lâmpadas, a dificuldade são as fontes. Resolvi o meu problema comprando uma fonte numa sucata de computadores. Paguei dez reais, e resolveu completamente o meu problema. Normalmente nessas fontes você pode retirar duas voltagens que lhe serão muito úteis: 5 volts nos fios vermelho e preto, e 12 volts nos fios amarelo e preto, sendo que o preto é negativo. Essas fontes possuem uma boa amperagem de trabalho, portanto dá para ligar zilhões de lampadinhas sem problema de queimar a fonte. Não se assuste com aquela montoeira de fios. Ali há inclusive voltagens negativas para outros usos no computador. Esqueça isso e corte tudo o que estiver sobrando. Deixe apenas alguns amarelos, pretos e vermelhos. Não esqueça de isolar os fios que forem cortados.


                        

Quarta-feira, Abril 15, 2009

 
Na foto abaixo, desmonto o poste de jardim que estou fabricando para a maquete.
O poste está dividido em 9 partes; 1 - Um rodízio de cortina com o topo arredondado; 2 - Arruela (levar o rodízio e comprar a arruela do mesmo tamanho); 3 - Ponta da tampa da caneta Bic Diamante (serve como vidro da luminária); 4 - lâmpada 12 volts pequena; 5 - Pequeno pedaço (5 mm.) de cano de cobre para refrigeração. É para assentar e colar nele o vidro da luminária; 6 - 6 centímetros de caninho (retirado do segmento mais final dessas antenas de TV que vem da China e são vendidas em lojas de 1,99); 7 - 1 cm de cano de cobre (conforme ítem 5). Chanfrar para dar um visual melhor; 8 e 9 - Arruelas para dar acabamento e assentar na táboa da maquete.


Alguns detalhes para ficar mais claro: No caso das arruelas da base, a menor tem um furo exatamente do diámetro do caninho de antena, e a segunda é para dar um visual melhor e permitir uma melhor fixação à mesa. Com relação à alimentação, eu uso dois fios bem finos, senão vai ficar difícil passar pelo cano. Com relação ao vidro (plástico) que vai ser retirado da canet Bic, cada um vê qual é o tamanho que deva ser cortado. Normalmente tenho tirado da tampa da caneta 8 mm.                        

Quarta-feira, Abril 08, 2009

 
Nas duas fotos que seguem, as primeiras imagens de como ficarão as ruas principais da cidade. No canteiro central das avenidas irão flores e postes de iluminação. Faltam, ainda, a sinalização no asfalto e a sinalização vertical (placas).
Na primeira foto, uma visão invertida da segunda,pode-se ver um pouco mais da maquete. A rua mais longa leva ao pátio de manobras central e à oficina de locomotivas. Só coloquei alguns edifícios no lugar para ir estudando sua distribuição. A colocação de vegetação rasteira, árvores, demais postes de iluminação, envelhecimento dos edifícios será feita posteriormente.

                       

Sexta-feira, Abril 03, 2009

 
Na primeira foto do comentário anterior via-se a madeireira à luz do dia. Nesta nova foto a iluminação já está instalada e funcionando. Para se ter uma ideia de como ficou tirei uma foto noturna. Para efeito informativo, na iluminação dessa madeireira usei nove lâmpadas de 12 volts. Duas debaixo do telhado do depósito de tábuas, duas de cada lado nos telhadinhos laterais, duas na parte interna e uma arandela na parte superior da entrada do escritório. Quanto ao efeito visual, a foto fala por si.

                    
 
O trabalho anda me deixando esgotado. Dei uma pausa no blog mas não deixei de trabalhar na maquete. Hoje quero postar três fotos. A primeira é de uma madeireira, com algumas mudanças. A madeiireira é facilmente encontrada nos sites de ferreomodelismo. A diferença é que, usando sobra de outras coisas que montei, projetei e contrui o depósito de serragem. Os pés do depósito eu tirei da oficina vendida pela Frateschi. O duto que leva a serragem da madeireira para o depósito (acreditem!) fiz de uma bomba para cuia de chimarrão... O suporte do duto foi feito com o segmento mais fino dessas anteninhas de TV que vêm da China e são facilmente encontradas em qualquer loja de 1,99. Uma envelhacida (sujada...) e deu o toque final. Falta a iluminação da madeireira, que devo providenciar neste final de semana.

A segunda foto é da monatanha já concluída. Em primeiro plano a ponte, já pintada, mais ao fundo o mirante ao lado do que, no futuro, será uma cascata. Toda textura da motanha já está pronta. Neste final de semana inicio a pintura das pedras. A cascata, que descerá ao lado do mirante, passará debaixo da ponte (vão central) e cairá no lago, cujo fundo já foi preenchido com gesso, para diminuir o custo da água que comprei da Woodland Scenics (que custa os tubos!!!)

Na terceira foto, a madeireira, vista pelo lado interno onde se pode ver mais claramente os locais de carregamento de serragem, e dá uma idéia melhor do conjunto.

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