sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

VALENE - Uma siderúrgica dos anos 40 - 9

Quinta-feira, Novembro 29, 2012

 
Nos dias 24 e 25 participamos do VII Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba.
Esse evento se distingue dos demais pelo local onde é realizado, uma vila inglesa de mais de um século, que foi edificada para servir de alojamento para os trabalhadores que construiam a ferrovia que ligava a baixada santista ao interior de São Paulo. Veja link http://pt.wikipedia.org/wiki/Paranapiacaba
Esse evento tem duas características marcantes. A primeira é que por lá circulam os mais renomados e competentes ferreomodelistas brasileiros, onde as maquetes e o material rodante expostos são apenas mais um elemento para o grande congraçamento que ali se celebra. A segunda, é a figura impar do Renato Gigliotti, mentor intelectual e organizador do evento, que durante as atividades assume o personagem Marquês do Phunicular, cuja foto pode ser vista abaixo. Na outra, o Marquês em fraternal abraço com este blogueiro.
 

     
 Outro detalhe que torna a vila muito interessante, é o "fog" londrino, que aparece e some quando menos se espera. Na foto abaixo, feita pelo Zaidan, registro a presença de alguns amigos, da esquerda para a direita o José Roberto Garbe Habib, o Rodrigo Carvas e o Luiz Carlos.


Na foto seguinte dá para ver melhor o que é o famoso "fog" de Paranapiacaba, em outra foto do Zaidan.


O encontro é realizado no Clube Lyra Serrano, que pode ser visto por dentro na foto do Mário César Oliveira, nosso companheiro de viagem e grande amigo, cujo hobby compartilhamos e com quem duelo verbalmente pelas nossas posições políticas absolutamente antagônicas...



Entre as maquetes que se destacaram, não há como não mencionar a do Férreo Clube do ABC, constituída por 22 módulos.


As visitas à maquete VALENE foram muitas. Entre os que me visitaram, registro alguns amigos nas fotos abaixo. Temos aí o Zaidan, o Rodrigo Carvas e o Flávio.












Nenhum comentário:

Postar um comentário