domingo, 15 de dezembro de 2013

Cidade Ferroviária 4

Sábado, Maio 30, 2009

 
Tive duas semanas complicadas, mas deu para produzir alguma coisa. Mas o mais importante para mim está sendo a gentileza de amigos e apreciadores do ferreomodelismo que, de todos os lugares do Brasil, têm manifestado com e-mails e telefonemas um grande apoio ao trabalho que estou realizando. Quero agradecer publicamente ao Ivan Gouveia que, na sua página http://www.oficinaaberta.com.br gentilmente colocou um link para este endereço e extensas e generosas páginas falando da maquete retratada abaixo. Antes de mais nada, obrigado a todos.
Na foto 1 mostro resultado parcial da construção de um pequeno riacho ao lado da montanha. Ele recolhe a água que desce das pedras e que passa debaixo da estrada de ferro. Falta completar a vegetação. Na segunda foto complementei o paisagismo debaixo do viaduto.


Na foto abaixo vista da entrada para a escadaria que leva ao pátio da igreja. Na outra foto uma vista do conjunto "viaduto e entrada da escadaria.


As duas fotos seguintes mostram o trabalho de paisagismo no conjunto de prédios que fica imediatamente ao lado da montanha. Em primeiro plano a vegetação no fundo do museu e na outra foto uma vista aérea do mesmo local.


Nas duas últimas fotos mostro o prédio da empresa de refrigeração com o luminoso já instalado no seu topo. Na outra foto uma outra vista do museu. A área clara está reservada a um posto de combustíveis que vem lá da terra do Obama (assim que sobrar um pouco de grana...)



Comente aqui: 6

Domingo, Maio 17, 2009

 
Continuo trabalhando na montanha. Conforme pode ser visto no post anterior, trabalhei o lago sob as pontes e paisagismo da área. Do dia 15 até agora estou fazendo o paisagismo do outro lado da montanha, onde agora acrescentei um pequeno riacho e fiz o acabamento parcial da paisagem ao lado do viaduto, na saída do túnel alto e embaixo da ponte. O resultado aparece nas fotos que seguem.



Na foto abaixo uma vista da avenida que passa debaixo do viaduto principal. Não há pessoas ainda porque elas serão adicionadas somente quando a maquete estiver completamente pronta. Lembro que nas ruas serão colocados diversos acessórios públicos, como orelhões, hidrantes, lixeiras, etc., o que dará movimentação e vida à maquete.






Comente aqui: 7

Quinta-feira, Maio 14, 2009

 
Ontem fiquei trabalhando na maquete até quase meia noite. Foi cansativo mas quando se está "inspirado", o negócio é não deixcar a inspiração ir embora e pôr mãos à obra. Trabalhei o pequeno lago sobre as duas pontes e seus arredores. Vegetação, pedras, a água americana que dá um efeito bem legal, foram combinados para obter um visual equilibrado e suave. O efeito vocês podem ver nas fotos seguintes.




Na foto abaixo dá para ver bem um muro de arrimo para a ferrovia. Ele foi feito com espetinhos de churrasco. Uma demão de primer automotivo, uma de tinta acrílica imbuia e finalmente envelhecimento com betume. Na foto seguinte, um detalhe do vão central da ponte. As pedras, a vegetação, os troncos de árvores caídos e levados pela água dão um bom colorido ao conjunto.




                      

Quarta-feira, Maio 13, 2009

 
Há poucos minutos estava conversando com meu amigo Laércio, grande comunicador, homem de rádio e televisão, e grande entusiasta do ferreomodelismo. Em suas visitas ele tem me estimulado muito, e é por causa de amigos como ele que a gente vai tocando o barco, procurando fazer o melhor possível para merecer tantos elogios que a gente acaba recebendo. Então para mostrar um pouco de serviço vou postar algumas fotos do trabalho realizado nesta semana., que se resume, basicamente, a complementar a vegetação da montanha. Como são muitos detalhes e eu sou muito chato, a coisa fica lenta... muito lenta., mas lá vão algumas fotos...








                        

Sábado, Maio 02, 2009

 
Sexta, 1º de maio, e hoje trabalhei o paisagismo das fotos anteriores. Acrescentei moitas, algumas árvores, e fiz parte da cascata com material adquirido da Woodland Scenics. A parte de baixo do lado direito da ponte está praticamente concluída. Faltam alguns detalhes que serão concluídos posteriormente. Para efeito de comparação, veja as fotos postadas dia 27 e as de hoje. Dá para se ter uma ideia da transformação gradual da maquete. A Woodland, neste caso, é essencial. O pessoal de lá é de uma competência extraordinária, mas só o material não basta: é necessário "um certo jeito prá coisa" e muita, mas muita paciência mesmo! Vejam e opinem.
Só para esclarecimento, as fotos não tem lá "essa qualidade", porque são feitas com meu celular, e não uso o flash.





Na foto abaixo, em primeiro plano, o mirante para se ver a cascata. Feita com "água cênica", o visual ficou bastante interessante, mas faltam alguns detalhes que serão inseridos quando chegar o restante do pedido que vem lá da terra do Obama.



Na foto abaixo, à direita, a minha preocupação foi dar um visual o mais natural possível debaixo da ponte. Acrescentei bastante musgo, trepadeiras subindo pela estrutura, e aquele verde característico dos lugares úmidos.








Novo ângulo da escadaria de acesso ao pátio da igreja, com árvore em primeiro plano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário