segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cidade Ferroviária 10.

Domingo, Novembro 22, 2009

 
=========================================================================== 

Estou terminando o paisagismo das laterais da maquete; naqueles lugares que se deixa por último porque é onde você se apoia para fazer as coisas sobre o tablado.
Mas as fotos que vou postar não tem nada a ver com o paisagismo; por solicitação de vários amigos, quero mostrar algumas locomotivas inseridas na paisagem. Ressalto que as locomotivas da Frateschi ainda não estão completamente montadas. Falta fixar o pega-mão, envelhecimento e outros pequenos detalhes.

Na primeira foto mostro uma locomotiva U20C da Frateschi e uma ALCO FA-1, da Walthers, paradas na estação externa.


A locomotiva U20C parada na Estação Engenheiro Passos, ambos excelentes produtos da Frateschi.


Uma moderna locomotiva da Walthers, ALCO FA-1, saindo da estação.


Nas duas fotos seguintes mostro a robusta locomotiva da Frateschi passando sobre o viaduto e aproximando-se do túnel.



Na foto abaixo mostro a passarela pronta, com o paisagismo no seu entorno.


Na última foto do dia mostra a belíssima locomotiva que me foi doada contornando a montanha com todos os seus vagões.

 

Segunda-feira, Novembro 16, 2009
 

______________________________________________________________________________________
Nessa etapa final da conclusão da maquete, as coisas vão se dificultando porque passo a lidar com detalhes. Apenas nessa última semana fiz algo mais concreto, visível, que é a arborização sobre a montanha onde está a igreja. A cascata, com a cobertura vegetal, ficou como eu esperava. Para esclarecer, já que me perguntaram sobre que motor eu estaria usando para movimentar a água, informo que não é água real, é água cênica, sólida, trabalhada em várias camadas para dar o efeito que se vê. Sobre o mirante, a título experimental, coloquei alguns turistas. A montanha está praticamente pronta. Alguns detalhes de arborização serão efetuados brevemente, mas não alterarão significativamente o resultado geral. Abaixo, algumas fotos das mudanças.

A foto abaixo, a segunda e a quarta, mostram quase 360º da montanha. Dá para se ter uma boa ideia de como ficou a cobertura vegetal.





Nesta foto, em particular, fechei um pouco o ângulo de visão para se ver o efeito da fixação dos turistas sobre o mirante.



Com a colocação da mata procurei equilibrar o visual, onde a torre - com seu alambrado - se destacava em demasia.



Posto esta última foto para mostrar como ficou o visual da escadaria que dá acesso à igreja. Com a colocação dos postes e do canteiro verde no início da escaria, 90% do acabamento dessa área já estão concluídos.


Sábado, Novembro 07, 2009
 

Na semana que passou dirigi meus esforços à conclusão da iluminação da maquete. Faltam alguns detalhes na iluminação dos edifícios, inclusive a estação principal, que não recebeu nada de iluminação até agora.
A primeira foto registra como ficou a iluminação da estação externa. A finalização aconteceu com a instalação dos postes altos com leds.



Na segunda foto a mesma estação, só que vista do lado de embarque. Só para esclarecer, as locomotivas da ALL e as importadas só foram colocadas juntas para fazer a foto. Numa ferrovia real jamais circulariam no mesmo trajeto.



Na terceira foto registro a iluminação do pátio da igreja e das escadarias de acesso. Gostaria de lembrar que nesse pátio ainda falta o acabamento paisagísitico, e quando terminado será bem diferente do que vemos hoje.

Terça-feira, Novembro 03, 2009

 
______________________________________________________________________________________


Recebi e-mail pedindo o esquema da maquete, mas lamentavelmente, logo depois que o risquei sobre o tablado, minha "caríssima", num acesso de limpeza, deve ter jogado o "dito-cujo" na lata de lixo. Ela ainda não entendeu que sou produtivo, independentemente do meu aparente caos...
Para suprir a falta, enquanto o novo esquema não fica pronto, tirei três fotos laterais da maquete. Não está bom mas já dá para se ter uma ideia do conjunto.




Segunda-feira, Novembro 02, 2009
 
Na semana que passou praticamente concluí a cascata. O resultado pode ser conferido na primeira foto. A técnica foi aprendida nos manuais da Woodland Scenic. Se alguém se interessar por alguma técnica deixe mensagem aqui na página.




Nesta foto abro um pouco a visão da ponte, abrangendo os túneis e o cruzamento da grande avenida com as linhas ferroviárias.



Na foto abaixo, registro os arcos iluminados da estação externa. Ainda não instalei os postes altos com leds, que ficarão alinhados com a cobertura da estação.
Em primeiro plano, a distribuidora de gás.



Instalei três novos postes defronte a estação do centro. Falta o paisagismo em volta deles.



Em seguida o registro da estação e da avenida que a margeia.



E finalmente, uma vista aberta do centro da cidade e da grande avenida que leva até as oficinas.


Queria registrar de público o meu agradecimento ao Mário Cesar que apareceu por aqui no sábado e, sem frescuras, se jogou de camiseta branca e tudo debaixo da mesa para me ajudar na instalação elétrica. Sem a providencial ajuda dele seria impossível mostrar algumas coisas que agora estão iluminadas na página. Mário, obrigado e volte sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário