domingo, 15 de dezembro de 2013

Cidade Ferroviária 6

Segunda-feira, Julho 27, 2009

 
Vários dos meus amigos me pediram uma foto mais aberta da maquete, inclusive com melhor resolução para poder ver os detalhes, entre eles o Agenor da revista Trens Modelismo. Atendendo a esses pedidos vou postar algumas fotos. Espero que o resultado satisfaça a todos. Só lembro que nas fotos abaixo falta incluir personagens, veículos, acessórios públicos, etc. As fotos registram o estágio atual da maquete.
Nesta primeira foto mostro metade da maquete, que está "mais ou menos" pronta.



Nesta foto dá para ver o trabalho realizado nesta semana. É a quadra onde incluí o colégio com a quadra de esportes, o posto de gasolina, mercado, biblioteca municipal, postes de iluminação, etc.


Uma visão invertida da foto anterior, tendo como primeiro plano o supermercado.

                   
 
Do dia 5 até agora o andamento da maquete foi meio lento. Fiz várias coisas que não aparecem imediatamento na maquete, como a ligação elétrica debaixo da mesa e a confecção de matrizes para a construção de edifícios. Além do que uma gripe "equina" quase acabou comigo e não é possível lidar com maquete quando se está com 39 de febre. Mas nessa semana deu para fazer alguma coisa. Abaixo posto as fotos que registram o que foi construído. Todo o trabalho que foi realizado envolveu uma única quadra, onde coloquei um posto de gasolina, um colégio com quadra de esportes, um supermercado, uma biblioteca e um loja de bicicletas.
As fotos abaixo registram a execução do enumerado acima. Excepcionalmente já incluí as figuras na quadra de esportes, porque com a tela em volta ficaria mais difícil a fixação dos personagens. Como se faz? Embaixo de todo o conjunto há uma placa de estireno, que recebeu as divisões de áreas e que foram pintadas cada qual com sua cor definitiva. A quadra de basquete foi pintada com tinta verde claro da Chemi Color. A marcação da quadra foi executada riscando a tinta com um estilete bem afiado. Não parece devido à escala mas a estrutura da quadra de basquete foi feita com arame de 1mm. A tela retirei dessas peneiras de frituras que vem da China...



Nas duas fotos seguintes mostro o posto iluminado e o colégio com a quadra de esportes. Como foi feito o muro de pedras? Fiz uma matriz em borracha de silicone de uma placa que imitava uma parede de pedras. Com a matriz faço cópias em resina. Pintura: primeiro uma demão de primer cinza (desses para pintura automotiva) depois uma passada leve com tinta preta (automotiva) e dou uma limpada de leve (para envelhecer ) com um pano embebido em acetona. Dá o efeito que se vê.



De um outro ângulo o colégio e o posto. Na segunda foto o estacionamento do supermercado. Para quem gosta do "como se faz", na segunda foto dá para ver que o edifício marron tem cano para escoamento de água. Ele foi feito com arame de 1 mm. As alças de fixação à parede foram feitas com pequenos anéis de isolante "termo-retrátil". Para finalizar, o conjunto foi pintado de branco e fixado ao prédio.



Inclui também, na esquina, o edifício da loja de bicicletas e o edifício da biblioteca municipal. Na última foto o supermercado iluminado. Um detalhe a observar é que quando comprei o kit do supermercado ele era meio "acanhado". Para dar maior presença incluí um segundo pavimento. Ailuminação do supermercado foi feita com três lampadinhas de 12 volts.



                       

Domingo, Julho 05, 2009

 
Como prometi no post anterior, na sequência vão as fotos que registram o trabalho desenvolvido ontem (sábado) e hoje.
Na primeira foto os três novos edifícios da maquete. Detalhe: todos eles foram inteiramente construídos na minha oficina: matriz em borracha de silicone, cópia em resina e pintura.



Na foto abaixo o paisagismo que foi realizado entre o museu e os três novos edifícios. Na outra foto uma visão da grande avenida.


Na primeira foto vista frontal dos edifícios. Na outra foto mostro a aplicação de "pichação" para dar um visual mais realista à cerca .



Nas fotos que seguem registro o trabalho desenvolvido no lago que fica em frente à estação interna. A água ainda está um pouco azul, mas ficará mais transparente quando secar. Faltam mais três camadas de água. Se colocar toda a água cênica de uma única vez, ele enrruga com o processo químico da secagem.


  




Na foto seguinte, podemos ver o lago com a estação interna logo atrás. Na segunda foto, para os amigos poderem entender um pouco melhor a maquete, mostro uma visão aérea que abrange os elevados, o lago e o centro da cidade.


                       

Sábado, Julho 04, 2009

 
As duas últimas semanas foram o pico do meu inferno astral. A maquete, tal qual um urso já que estamos no inverno, ficou hibernando, possivelmente sonhando que era uma cidade de verdade... Mas a partir de ontem à noite olhei para a frente, estufei o peito, e falei bem alto: estou fu...... E botei mãos à obra. Hoje, sábado, terminei o bloco de prédios ao lado da ponte e comecei a trabalhar o lago. O animal que vos fala deixou os cabos de transferência de imagem no escritório, consequentemente não vou poder postar hoje as fotos que tirei. Amanhã eu me redimo e posto as fotos. Até lá!
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário